Sejam bem-vindos ao Mandy Moore Brasil, a sua fonte de informações sobre a atriz Mandy Moore, mais conhecida por dar a vida às personagens Jamie Sullivan em Um Amor Para Recordar e Rebecca Pearson em This Is Us, no Brasil! Aqui você encontrará todas as notícias, desde aparições, novos projetos, cada detalhe dos seus trabalhos, entrevistas e muito mais. Esperamos que goste de nosso trabalho e volte sempre!
autor: laura

• A estrela de ‘This Is Us‘ se abre sobre a sua jornada para o Acampamento Sul no Campo Base do Everest, da doença da altitude à admiração: “Nunca na minha vida pensei que veria algo tão notável”.

Quando conheci a guia alpina de Eddie Bauer, Melissa Arnot Reid, fiquei admirada com quem ela é como humana, atleta e alpinista. Ouvir a sua história com o Monte Everest – ela chegou ao cume seis vezes e foi a primeira mulher americana a fazer isso sem oxigênio suplementar – foi o que colocou o bug no meu cérebro: eu sempre quis ir ao Himalaia, mas nunca tinha algum objetivo de escalar o Everest. Obviamente, eu não sou uma alpinista profissional. Definitivamente me assustou. Mas quando Melissa me contou sobre a jornada mais viável para o Acampamento Base Sul (17.600 pés, contra os 29.000 da cúpula), pensei: “É o que eu quero fazer assim que terminar o trabalho”. Eu não conseguia tirar isso do meu cérebro.

É uma janela estreita de tempo em que você pode caminhar até o Monte Everest: fevereiro a maio e outubro a dezembro. Melissa e eu estávamos lá no final da temporada, quando a maioria das equipes estava a caminho de casa.

Foi impressionante aterrar em algum lugar do mundo em desenvolvimento: Kathmandu, Nepal, com o seu tráfego e caos, parecia uma reminiscência das principais cidades da Índia que visitei. Primeiro, conversamos com uma viúva de Sherpa, que foi capaz de abrir um restaurante para apoiar a sua família com a ajuda da organização sem fins lucrativos de Melissa, The Juniper Fund. (A Melissa foi co-fundadora em 2012 para fornecer financiamento e treinamento profissional para as famílias dos locais de Sherpa que perderam a vida fazendo trekking – quando esses chefes de família morrem, as suas esposas, mães e famílias são deixadas sem nenhuma maneira de sobreviver. Em Namche, visitamos algumas dessas mulheres e foi um verdadeiro destaque de toda a experiência.)

No dia seguinte, subimos em um passeio de helicóptero de 45 minutos até Phakding, que fica a 8.000 pés acima do nível do mar no vale do Khumbu. Era um universo completamente diferente – nada sobre a pequena vila rural se parecia com a cidade em que estávamos. Era alucinante e eu pensei: “Uau, tudo bem. Foi para isso que eu vim“.

Aterrissamos por volta das 8 horas e, depois de um pouco de chá e café da manhã, começamos. Foi um dia muito fácil. Não ganhamos altitude ao caminharmos cerca de duas horas até a nossa primeira casa de chá bonita, em Monjo, onde tomamos chá e comemos pipoca. Casas de chá são pousadas básicas ou casas de família que os Sherpa abrem para os trekkers para acomodação, almoço e lanches. Ficamos em oito ao longo do caminho. Interagir com os sherpas assim e ficar em suas casas me fez sentir mais próxima das pessoas e de seu mundo. Eu estava aprendendo a cada passo do caminho, tendo uma visão interna da cultura dos sherpas e o quanto as montanhas significam para eles. Isso realmente fez a viagem.

Muitos de nossos dias giravam em torno de comida e bebida, porque é incrivelmente importante manter-se hidratado e obter calorias suficientes. Melissa nos deu essa estatística maluca de que você queima de duas a quatro vezes as calorias normais em altitude, de modo que a pessoa média queima 2.000 por dia sem fazer nada, e isso sobe para 4.000 a 8.000 calorias durante a caminhada. Muitos sherpas e carregadores bebem o que chamam de dud chiya, chá preto com leite de iaque. Foi delicioso e fiquei obcecada por isso. A cada parada, bebíamos grandes quantidades. As refeições – principalmente pratos nepaleses, incluindo sopa de alho – eram caseiras. Em altitudes elevadas, comemos muito arroz frito, pois é seguro para o estômago.

Trekking logo se tornou um desafio, mais por causa da altitude do que das próprias caminhadas. Às vezes, ganhamos de 3.000 a 4.000 pés de elevação por dia, caminhando cinco ou sete horas; alguns dias, andamos apenas três. Não estávamos correndo uma maratona. Bistari, bistari significa “devagar, devagar” em Sherpa, e era o nosso lema. Garantimos que não estávamos nos esforçando demais. Melissa me ensinou essa técnica de respiração sob pressão, uma inspiração rápida e uma expiração aguda, como se você estivesse soprando as velas em um bolo de aniversário. Ela abre os pulmões e ajuda a absorver mais oxigênio; assim, à medida que ganhamos altitude, a fizemos a cada cinco ou seis etapas. Em altitudes tão extremas, às vezes você se sente enjoado, cansado, com uma persistente dor de cabeça de baixo grau. Mas você ficaria surpreso com o quanto uma respiração dessa em seguida realmente dissipa a dor de cabeça.

Houve uma noite a 14.500 pés quando acordei engasgada e tossindo. É algo que pode acontecer ao dormir em altitude – o seu corpo para de respirar momentaneamente, como apneia do sono. Ele acorda e é bastante assustador, mas só aconteceu naquela noite.

Nos sentimos um pouco cansados ​​quanto mais subíamos. Enquanto caminhávamos, tentei estar presente e apreciar tudo. Era difícil não ficar impressionada. Realmente não é sobre o Everest; trata-se de todas as outras montanhas incríveis e picos de 26.000 pés ao seu redor. Passei oito horas por dia apenas olhando para essas montanhas, e me aproximando delas faz com que você se sinta insignificante da maneira mais importante. Era toda a terapia que eu precisava.

Houve um dia no final da viagem, quando me senti aninhada entre todos eles. Tenho lágrimas nos olhos só de lembrar. Eu nunca na minha vida pensei que veria algo tão notável. Isso literalmente me deixou sem fôlego.

No dia sete, quando chegamos ao Acampamento Base, foi impressionante. Mas todos os dias tinham algo parecido. A todo momento, houve um momento em que você pensa: não acredito que isso exista no mundo. Chegar ao acampamento base definitivamente foi importante, mas foi a totalidade da jornada que foi a razão pela qual estávamos lá. Realmente não se tratava de chegar a esse ponto.

Melissa disse que, após grandes viagens, há uma ressaca emocional. E depois de marcar o objetivo do Acampamento Base, eu definitivamente me senti um pouco vazia, como se houvesse um pouco de vazio. Entendo que levará tempo para que a experiência seja refletida de volta na minha vida. Mas ainda não acredito que fizemos isso.